ELETRODO CARVAO CG 1-2X14 1/2 X 14 (CX 50 UNIDADES)
UTILIZADOS PARA CORTE E GOIVAGEM NO PROCESSO ARCO-AR. LARGAMENTE UTILIZADOS EM FUNDIÇÕES, CALDEIRARIAS, ESTALEIROS, MINERAÇÕES, SIDERÚRGICAS E OUTROS SEGMENTOS METAL-MECÂNICO.
PROCESSO ARCO-AR: O ARCO ELÉTRICO EM LIGAÇÃO COM O AR COMPRIMIDO FORMA A BASE DO PROCESSO DE CHANFRAR (TAMBÉM CONHECIDO PELO NOME DE PROCESSO ARCO-AR) PARA UM TRABALHO RÁPIDO E ECONÔMICO EM TODOS OS TIPOS DE AÇO.
ENTRE UM ELETRODO COBREADO DE CARVÃO-GRAFITE E A PEÇA DE AÇO A SER TRABALHADA ESTABELECE-SE UM ARCO, CUJO CALOR INTENSO FAZ COM QUE O AÇO A SER RETIRADO ENTRE EM FUSÃO.
UM FORTE JATO DE AR SOPRANDO AO MESMO TEMPO EM QUE SE PROCESSA A OPERAÇÃO PARALELAMENTE AO ELETRODO, RETIRA O AÇO FUNDIDO ANTES QUE SE POSSA FORMAR A ESCÓRIA.
VANTAGENS DO PROCESSO DE CHANFRAR: EMPREGO SIMPLES E SEM PROBLEMAS EM TODAS AS POSIÇÕES DE SERVIÇO. SUPERFÍCIES LIMPAS DE CORTE E DE CHANFRAGEM, QUE NA MAIORIA DOS CASOS NÃO NECESSITAM DE TRATAMENTO POSTERIOR.
FÁCIL ADAPTAÇÃO ÀS NECESSIDADES FABRIS ATRAVÉS DE ESCOLHA CRITERIOSA DOS DIÂMETROS DOS ELETRODOS, ALTA VELOCIDADE DE TRABALHO E GRANDE RENTABILIDADE.
MODO DE APLICAR: QUANDO SE TRABALHA EM CORRENTE CONTÍNUA, A PEÇA DEVERÁ SER LIGADA AO POLO NEGATIVO E O ELETRODO AO POLO POSITIVO, POIS DESSE MODO EVITA-SE O SUPER AQUECIMENTO DA PEÇA.
AÇOS DE ELEVADO TEOR EM ELEMENTOS DE LIGA SÃO TRABALHADOS SEGUNDO A ESPÉCIE DA LIGA, MUITAS VEZES COM INVERSÃO DESSA POLARIDADE.
INDICAÇÃO
PROCESSO DE CORTE, GOIVAGEM E CHANFRAGEM ARCO/AR.
TIPO DE SUPERFÍCIE
LISA E COBREADA.
CAMADA DE COBRE EXTERNO
SIM, GARANTINDO MAIOR RESISTÊNCIA MECÂNICA, CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA E TROCA DE CALOR POR CONVECÇÃO.
ARMAZENAMENTO
GUARDAR EM ESTUFAS PARA ELETRODOS OU EM AMBIENTE LIMPO, SECO E COM UMIDADE CONTROLADA.